SIGAM-ME OS BONS

A QUEM POSSA INTERESSAR

A maior parte dos textos aqui citados (por razões óbvias) não tem a autorização prévia dos seus legítimos proprietários. Entretanto, o uso neste blogue deve-se apenas a razões estritamente culturais e de divulgação, sem nenhum objetivo comercial, de usurpação de autoria e muito menos de plágio. A administradora do ARMADILHAS DO TEMPO pretende apenas expressar a sua admiração pessoal pelas obras e pelos autores citados, julgando assim contribuir para a divulgação da arte, da literatura e da poesia em particular. A ADMINISTRAÇÃO DO ARMADILHAS DO TEMPO respeitará inteiramente a vontade de qualquer autor que legitimamente manifeste a vontade de retirar qualquer texto aqui postado.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

QUASE FOMOS O QUE QUISEMOS


Ao longo da minha vida fui traçando objetivos, pequenas e grandes metas que gostaria de alcançar, que achava fundamental alcançar. Durante muito tempo, investi nesses objetivos e direcionei a eles muita da minha atenção, muito do meu tempo, muito da minha dedicação, muito da minha energia, muito da minha paixão, muito do meu amor, muito de mim.
Alguns desses objetivos foram cumpridos, outros não. Reconheço-os com tranquilidade. Penso que é tão importante saber festejar as vitórias como encarar as derrotas. Perdi, muitas apostas que fiz com a vida e sei que muitas mais perderei.
Nem sempre conseguimos ser aquilo que queremos ser. Entre a nossa vontade e aquilo que conseguimos fazer vai uma grande distância, que é percorrida pela sorte, pelas oportunidades, pelo tempo certo, enfim, por um sem número de circunstâncias que não estão sob o nosso domínio. Digamos que no caminho das nossas metas, nem sempre «querer é poder»; muitas vezes, o «querer» só faz metade do caminho e deixa a outra metade por conta do acaso ou da vontade alheia.
Às vezes caímos na tentação de fazer batota com a vida, especialmente quando os caminhos que traçamos, as metas que almejamos têm de ser percorridas a dois. Às vezes, achamos que somos capazes de decidir pelo outro, de pensar pelo outro, de sentir pelo outro. Às vezes achamos que reunimos em nós tudo o que é necessário para que o outro decida de acordo com o que nós queríamos, com o que nós gostaríamos, com o que nós sonhamos, com o que nós idealizamos. Só que, às vezes, não reunimos.
No caminho para a realização dos nossos sonhos devemos dar o melhor de nós, mas conscientes de que, às vezes, o melhor de nós não chega. Às vezes, nós inteiros não chegamos para alcançar à meta. Às vezes, querer não é poder. E perdemos as apostas. E os objetivos ficam ao meio, juntamente com o nosso esforço, o nosso desejo, o nosso sonho, a nossa dor.
A vida nem sempre nos dá tempo de parar, chorar, sair, levantar do chão, como se diz na música dos Toranja*. Desata a gritar-nos ao ouvido que continuemos a correr, mesmo que tenhamos de encharcar os pés nas poças de água da chuva, mesmo que estejam 40 graus lá fora, mesmo que o caminho seja íngreme, mesmo que estejamos atordoados e já não tenhamos sequer noção de quais são as metas que queremos atingir. Muitas vezes, o turbilhão provocado pela continuidade impiedosa do tempo é tanto que quase nos esquecemos de quem somos. E às vezes, quase esquecemos quem somos, só porque o outro não nos vê.
Quando isso me acontece, procuro dentro de mim o equilíbrio que passa por reconhecer que o objetivo, apesar de todo o meu empenho, todo o meu sonho, apesar de tudo, não se concretizará. Já aprendi que, na vida, nem todas as apostas são para ser ganhas, nem todos os sonhos são para realizar, nem todas as metas são para alcançar. Mas devo a mim própria dar o meu melhor mesmo perante essas apostas, esses sonhos e essas metas. «Querer» é dar o meu melhor, dar tudo, se preciso for. Se não quiser o bastante, nunca serei. Mas se eu quiser muito, pode ser que chegue ao fim da vida com a tranqüilidade bastante para poder dizer, quando estiver frente-a-frente comigo mesma, que quase fui o que quis, que quase fomos o que quisemos.

Lá do blog  ASSUMIDADEMNTE

infelizmente não encontro o nome do autor lá no blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário