SIGAM-ME OS BONS

A QUEM POSSA INTERESSAR

A maior parte dos textos aqui citados (por razões óbvias) não tem a autorização prévia dos seus legítimos proprietários. Entretanto, o uso neste blogue deve-se apenas a razões estritamente culturais e de divulgação, sem nenhum objetivo comercial, de usurpação de autoria e muito menos de plágio. A administradora do ARMADILHAS DO TEMPO pretende apenas expressar a sua admiração pessoal pelas obras e pelos autores citados, julgando assim contribuir para a divulgação da arte, da literatura e da poesia em particular. A ADMINISTRAÇÃO DO ARMADILHAS DO TEMPO respeitará inteiramente a vontade de qualquer autor que legitimamente manifeste a vontade de retirar qualquer texto aqui postado.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A FÁBULA DA PIPA

pipas


Os dedos miúdos seguraram com leveza o papel de seda cor de sol e o riso se intensificou, até atingir os olhos. Havia dois gravetos cuidadosamente postos na mesa, em forma de cruz, cola e um arco-íris pra rabiola. O menino era doce, paciente e cuidadosamente fez sua pipa, sem pressa em terminá-la, sem anseios em vê-la voar. Enquanto colava o sol no palito, falava de fins de tarde, declamava Quintana e cantava Hermanos e, muitas doçurinhas depois, a pipa flutuava, pronta, entre seus dedos gentis. Ele a levou para passear, em dias de chuva, em dias sem vento. Mostrou o mundo, daqui debaixo, e num sussurro, cantou que era hora de voar:Sinta a cor do vento no rosto, pipa. E, mesmo sem tanto vento, arriscou pô-la no céu. Segundos e ela alçava vôo, piruetava e dançava. Do alto, a pipa perguntava por que o menino não se punha a voar com ela, mas ele lhe sorria e lhe dava corda. E pipa foi voando mais alto, sentindo a música passar por ela, sentido anseio de voltar pra terra e sentindo medo de perder o vento. Dito e feito. Num descuido do menino e na coincidência do tempo, a pipa caiu com tudo ao chão, sujando seu sol de cinza e abrindo um pequeno rasgo do lado esquerdo. O menino aninhou-a, então. Refez o buraco machucado e tentou, teimoso, devolvê-la ao vôo. Pipa subia, descia e quase caia outra vez. E antes de se esborrachar outra vez no concreto, lá vinha o menino, sereno, com os braços estendidos e a segurava, sussurrava, e voltava a erguê-la ao céu. E dava corda. E mais e mais corda. Mas o menino nunca saia do chão...


Maria Fernanda Probst

Um comentário:

  1. Nossa Fê! Como você escreve bem! Eu seria capaz de permanecer lendo continuamente seus textos por horas e horas...! Eis que receba mais uma fã!

    ResponderExcluir