SIGAM-ME OS BONS

A QUEM POSSA INTERESSAR

A maior parte dos textos aqui citados (por razões óbvias) não tem a autorização prévia dos seus legítimos proprietários. Entretanto, o uso neste blogue deve-se apenas a razões estritamente culturais e de divulgação, sem nenhum objetivo comercial, de usurpação de autoria e muito menos de plágio. A administradora do ARMADILHAS DO TEMPO pretende apenas expressar a sua admiração pessoal pelas obras e pelos autores citados, julgando assim contribuir para a divulgação da arte, da literatura e da poesia em particular. A ADMINISTRAÇÃO DO ARMADILHAS DO TEMPO respeitará inteiramente a vontade de qualquer autor que legitimamente manifeste a vontade de retirar qualquer texto aqui postado.

domingo, 10 de abril de 2011

POESIA SEM SABOR


Por mais que eu queira, não sei das verdades à luz do dia.
Tudo o que eu queria era a poesia que existia em acordar apressada, pintar os olhos, alimentar os filhos, estacionar numa vaga qualquer, e sorver os rostos que não se sabiam observados.

Felicidade não rima com poesia.
Poesia só aparece quando sobra tempo, quando já não se está ocupado sendo feliz.

O silêncio tem sempre dois significados, e a saudade é a mortalha derradeira de um tempo que não se quer findo.
A saudade tem mania de aguçar a memória, de pintar os dias idos de cor-de-rosa, e acinzentar o que não tem mais.

Meu tempo não segue as folhas do calendário, e hoje não me entendo em vinte e quatro horas.
Nada me alegra tempo suficiente para virar lembrança.
Nada me pertence ou me é destinado.
É como se a areia da ampulheta tivesse acabado e eu não tivesse me dado conta.

E daí?
Preciso apenas escrever lembranças e versos com sabor de gestação.
Preciso das gargalhadas e dos choros de madrugada, dos beijos nas manhãs despercebidas, da sensação de segurança e proteção de um amor prometido.

A mulher feiticeira está distante das fogueiras,
e a poesia foi dormir mais cedo, numa cama pequena, que não me cabe,
sob um edredom macio com cheiro de novo.

Não sei mais nada desde há muito tempo, quando a areia deixou de escoar os sonhos, e todos os vidros se partiram em estilhaços de passado.
O tempo passa, mas não tenho mais vontade de viajar na incerteza, depois de todas as certezas desfeitas.

As paixões deixam gosto amargo e palavras soltas.
Deixam imagens desconexas e sensação de fracasso.

Não existe verso que me devolva a ilusão.
Não quero mais verdades e descobertas, quero a mentira que me embalava os anos e me definia os horizontes.
Onde estão as ilusões?
Onde os planos e sonhos de madrugadas à luz de velas?

Mas eu sei que o meu trem passou em disparada, me deixando na estação, sem nome e sem rumo.

Não posso voltar e não sei para onde ir.
Então me sento no banco, ao lado de tantos indigentes que, no fim das contas, amaram.

Lílian Maial

Nenhum comentário:

Postar um comentário